Sustentabilidade e taxas
Visando o melhor trabalho com os artigos recebidos, os processos editoriais necessários para a continuidade das publicações e da qualidade da revista ficam sob responsabilidade da Editora Ibero-Americana de Educação, assim, a revista se resguarda o direito de apenas publicar os manuscritos que tenham passado pela equipe da Editora.
A manutenção das atividades editoriais com qualidade científica demanda estrutura e recursos adequados e contínuos. A publicação dos artigos exige custos com revisão de idiomas, tradução, normalização, diagramação, editoração eletrônica (DOI, XML, HTML), entre outros serviços. O modelo de financiamento público da atividade editorial no Brasil, apesar de ser uma das experiências mais bem sucedidas do mundo, ainda é insuficiente.
Ressalta-se que a revista não cobra nenhum tipo de taxa para submissão, avaliação ou publicação de artigos. O processo editorial, de responsabilidade da Editora Ibero-Americana de Educação, é custeado pela taxa de processamento de artigo (Article Processing Charge – APC), paga pelos autores, essa taxa cobre: i) serviços de revisão do texto, após as modificações solicitadas no processo de avaliação serem realizadas pelos autores; ii) formatação e normalização do trabalho, apenas normas ABNT, citações e referências; iii) tradução completa para o inglês, também as versões para português de artigos originalmente em inglês ou espanhol; iv) versão XML e HTML; v) serviços de editoração dos vídeos de divulgação dos artigos; vi) custos de validação do DOI; vii) revisão e formatação dos metadados referentes ao artigo e informação dos autores na plataforma OJS – Open Journal System – e no artigo; viii) demais serviços de editoração dos artigos e de gestão editorial.
O valor total da APC pode variar segundo impostos e só é cobrado após a aprovação no processo de avaliação. Mais informações sobre as taxas serão enviadas em comunicação direta com os autores ou por meio de solicitação.