Aplicação de hidrocoloides da elaboração da panna cotta
Palavras-chave:
Gastronomia molecular, Gel, Viscosidade, HidrocoloidesResumo
A busca por agregar valor às produções gastronômicas que exploram experiências sensoriais, abre a oportunidade para o uso dos diferentes agentes de gelificação, que não só atuam na estruturação da sobremesa, mas que podem ser multifuncionais. Substituir a gelatina por outros agentes gelificantes e espessantes em produções gastronômicas é um desafio atual para os profissionais da área de cozinha e confeitaria. O trabalho apresenta o estudo das diferentes concentrações de seis diferentes hidrocoloides e a relação das concentrações com a aplicabilidade na gastronomia, em especial na produção da panna cotta, modelo gastronômico usado na pesquisa. Os dados demonstram que nas concentrações de 0,4g/L e 0,8g/L os hidrocoloides estudados têm maior poder gelificante, no modelo gastronômico analisado, do que a gelatina. Sugerindo que os hidrocoloides podem ser um bom substituto para a gelatina em produções gelificadas.
Downloads
Referências
CENGIZ, E.; DOGAN, M.; KARAMAN, S. Characterization of rheological interaction of Gleditsia triacanthos gum with some hydrocolloids: Effect of hydration temperature. Foofd Hydrocolloides. v. 32, p. 453-462, 2013.
CHAPLIN, M. Water structure and science. Disponível em: <http://www1.lsbu.ac.uk/water/hydrocolloids_gums.html>. Acesso em: 20 setembro 2017.
LUVIELMO, M.M.; SCAMPARINI, A., Goma xantana: produção, recuperação, propriedades e aplicação. Estudos Tecnológicos v.5, p. 50-67, 2009.
NIKAEDO, P.; PENNA, A. Caracterização tecnológica de sobremesas lácteas achocolatadas cremosas elaboradas com concentrado proteico de soro e misturas de gomas carragena e guar. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. v. 40, p. 397-404, 2004.
AMARAL, N. TATIANA, Comportamento reológico e propriedades térmicas da goma da Pereskia aculeata miller adicionada de solutos e hidrocoloides comerciais e uma aplicação em bebida láctea fermentada. 2016. Tese ( Doutorado em Ciência dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016
VEGA, C. UBBINK, J. Molecular gastronomy: a food fad or science supporting innovative cuisine? Food Science & Technology, [s.l.], 2008.
VILGIS, T., Hydrocolloids between soft matter and teste: Culinary polymer physics. International Journal of Gastronomy and Food Science. 1, 46-53, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Arquivos Brasileiros de Alimentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Arquivos Brasileiros de Alimentação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Arquivos Brasileiros de Alimentação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.