Elaboração de barras de cereais com o mesocarpo, polpa e semente de bacuri

Autores/as

  • Caroline Roberta Freitas Pires Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.
  • Juliana Pinto de Lima Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, MG
  • Clemilson Antônio da Silva Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
  • Aroldo Arévalo-Pinedo Universidade Federal do Tocantins, Palmas.

Palabras clave:

Platonia insignis, Barra alimentícia, Valor nutriciona

Resumen

Objetivou-se elaborar barras de cereais com polpa, mesocarpo e semente de bacuri, bem como avaliar os produtos obtidos quanto às suas características nutricionais. Foram elaboradas 4 formulações: 1- Barras do grupo Controle; 2- Barras com 2% de polpa e 2% de mesocarpo de bacuri; 3- Barras com 4% de polpa e 2% de mesocarpo; 4- Barras com 2% de polpa e 6% de mesocarpo, a semente foi inserida em uma proporção constante em todas as formulações. As barras elaboradas com 4% de polpa e 2% de mesocarpo de bacuri e as barras com 2% de polpa e 6% de mesocarpo de bacuri apresentaram melhores características nutricionais pelos maiores teores de fibras e menores valores de carboidratos totais e valor energético. O aproveitamento integral do bacuri, agrega valor ao fruto, elevando a qualidade nutricional dos produtos obtidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Roberta Freitas Pires, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 2007. Mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2009). Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Nutrição e na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Bioquímica e Fisiologia Pós-Colheita de Frutos e Hortaliças, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colheita, química de alimentos, tecnologia de alimentos, processamento mínimo e conservação de alimentos.

Juliana Pinto de Lima, Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, MG

Professora Ajunto do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2011) e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2015). Também atuou como professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Barbacena (2013 - 2015).

Clemilson Antônio da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas na linha de pesquisa de Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos; Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPB - 2003), Graduado em Nutrição (UFPB - 2000). Docente do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Tocantins, atuando nas disciplinas Técnica Dietética, Gestão de Unidades de Alimentação Coletiva e Estágio Supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição. Tem experiência nas áreas de Unidades de Alimentação e Nutrição, Alimentação do trabalhador, Nutrição clínica e na Formação Técnica de Nível Médio em Saúde.

Aroldo Arévalo-Pinedo, Universidade Federal do Tocantins, Palmas.

Possui graduação em Engenharia em Indústrias Alimentarias pela Faculdade de Engenharia em Indústrias Alimentarias da Universidad Nacional de la Amazónia Peruana - Perú (1992), Mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1995) e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). Atualmente é professor Associado IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Engenharia de Alimentos e do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de frutas e hortaliças, secagem de alimentos, medidas de propriedades físicas de alimentos.

Citas

ASSOCIATION OF OFFICIAL AGRICULTURAL CHEMISTS. Official methods of the Association of the Agriculture Chemists. Washington, 1998. 1094 p.

BERNAUD, F. S. R.; RODRIGUES, T. C. Dietary fiber – Adequate intake and effects on metabolism health. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, São Paulo, v.57, n. 6, p. 397-405, 2013.

BEZERRA, G.S.A.; MAIA, G.A.; FIGUEIREDO, R.W.; SOUZA FILHO, M.S.M. The agro economical potential of bacuri: a review. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos, Curitiba, v. 23, n. 1, p.47-58, 2005.

BRASIL, Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos – CNNPA. Resolução CNNPA n° 12 de 24 de julho de 1978. Aprova as normas técnicas especiais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 24 de jul. 1978. Seção 1.

CARVALHO, J. E. U.; NAZARÉ, R. F. R.; NASCIMENTO, W. M. O. Características físicas e físicoquímicas de um tipo de bacuri (Platonia insignis Mart.) com rendimento industrial superior. Rev. Bras. Fruticultura, Jaboticabal, v.25, n.2, p.326-328, 2003.

FERREIRA, D.F. Análises estatísticas por meio do SISVAR para windows versão 4.0. In: Reunião anual da região brasileira da sociedade internacional de biometria, 45, 2000, São Carlos, SP. Programa e Resumos... São Carlos: UFScar, 2000. p.235.

FONTENELE, M. A.; FIGUEIREDO, R. W.; MAIA, G. A.; ALVES, R. E.; SOUSA, P. H. M; SOUZA, V.A. B. Conservação pós-colheita de bacuri (Platonia insignis Mart.) sob refrigeração e embalado em PVC. Rev. Ceres, Viçosa, v.57, n. 3, p. 292-296, 2010.

FREITAS, D. G. C., MORETTI, R. H. Caracterização e avaliação sensorial de barras de cereais funcional de alto teor protéico e vitamínico. Ciência Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 26, n. 2, p. 318-324, 2006.

GUIMARÃES, M. M., SILVA, M. S. Qualidade nutricional e aceitabilidade de barras de cereais adicionadas de frutos de murici-passa. Revista Instituto Adolfo Lutz, São Paulo,v. 68, n. 3, p. 426-433, 2009.

KAMER, S.B., GINKEL, L. Rapid determination of crude fiber in cereals. Cereal Chemistry, St. Paul, v. 29, n. 4, p. 239-251, 1952.

LIMA, J.C.R.L., FREITAS, J.B., CZEDER, L.P., FERNANDES, D.C., NAVES, M.M.V. Qualidade microbiológica, aceitabilidade e valor nutricional de barras de cereais formuladas com polpa e amêndoa de baru. Boletimdo Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos, Curitiba, v. 28, n. 2, p. 331-343, 2010.

MAHAN, L.K., ESCOTT-STUMP, S. Alimentos, Nutrição & Dietoterapia. 10. ed. São Paulo: Roca, 2002. 1157 p.

Publicado

2018-01-18

Cómo citar

Pires, C. R. F., Lima, J. P. de, Silva, C. A. da, & Arévalo-Pinedo, A. (2018). Elaboração de barras de cereais com o mesocarpo, polpa e semente de bacuri. Arquivos Brasileiros De Alimentação, 3(1), 69–74. Recuperado a partir de https://revistaaba.editoraiberoamericana.com/ABA/article/view/2051

Métrica